Já falei no post da Chardonnay sobre a versatilidade dessa uva. Um dos pontos que mais chama a atenção é o fato de ser uma das poucas uvas brancas que possuem estrutura para guarda e amadurecimento em barricas de carvalho. Para estagiar em barricas, o vinho precisa ter potencial de envelhecimento. Alguns vinhos têm potencial de guarda de mais de 8 anos.
Cada produtor elabora o vinho de acordo com seus critérios, no entanto, o vinho possui um estilo característico.
Análise Sensorial
Visual
Por causa do estágio na barrica, a coloração vai do palha (menos tempo) ao amarelo dourado (mais tempo).
Olfativo
Além dos aromas da chardonnay (abacaxi, maçã, carambola), é possível perceber aromas provenientes do estágio nas barricas (baunilha, côco, chocolate branco). Alguns vinhos podem passar por fermentação malolática durante o processo, conferindo aromas amanteigados, doce de leite, iogurte.
Gustativo
O chardonnay amadeirado é um vinho com mais corpo, em relação ao chardonnay sem madeira. Além disso, tem boa acidez, deixando o vinho vivo e fresco.
Regiões
É possível encontrar esse estilo de vinho em várias partes do mundo. Os mais famosos, são os Brancos da Borgonha (França), mas também podem ser encontrados na Argentina, Chile, Califórnia, Sul da Austrália e Brasil (estes com preço mais acessíveis).
Harmonização com Chardonnay Amadeirado
Peixes e Frutos do Mar
Esse é um vinho branco que acaba com o mito “vinho branco com peixes”. Por ser um vinho com corpo, que “enche a boca”, os peixes/ frutos do mar leves não são os mais adequados, como tilápia, peixes crus (sushi, sashimi), ostras. Sugiro peixes mais gordos, como salmão, atum e anchova grelhados, assados, cozidos (qualquer jeito que não seja cru). Frutos do mar: lagosta na manteiga, camarões.
Carnes
Carne bovina: sugiro o filé mignon com manteiga de ervas.
Frango: Mais suculentos, como coxa e sobrecoxa.
Suína: Pernil, lombinho, picanha suína
Massas, Risotos, Quiches
Molhos cremosos e amanteigados a base de queijos, cream cheese, molho bechamel, manteiga com ervas. Se quiser um molho de tomate, sugiro tomates confitados (e não se esqueça de colocar bastante queijo!!!).
Entrada
Esse é um vinho que pode ir muito bem com um prato principal, mas se você quiser servi-lo na entrada, não fique só nas folhas e legumes frescos. Aposte em uma entrada mais “encorpada”, com molhos cremosos, maioneses, terrines, cogumelos na manteiga (shimeji, shitake, paris). E não se esqueça: na hora de servir o vinho do prato principal (depois de um chardonnay amadeirado na entrada), aposte em rótulos bem encorpados, para não deixar o vinho principal parecer “sem graça” perto do vinho da entrada.
PS: Essas dicas de harmonizações são as minhas sugestões, mas você pode ficar a vontade com a harmonização que mais te agrada #bebaoquetefazfeliz.
O que vocês acham desse estilo de vinho? A madeira combina com vinho branco ou deveria ser usada só para vinhos tintos??
Na tag chardonnay amadeirado, você encontra as resenhas dos vinhos que já bebi e algumas sugestões de rótulos nacionais.
1 Comment
Chardonnay Amadeirado: Vinhos do Brasil - Vinho Básico
[…] Saiba mais sobre o Estilo do Vinho Chardonnay Amadeirado. […]