Falei da Marselan recentemente, quando fiz um post sobre 5 uvas pouco conhecidas, mas que estão se dando bem aqui no Brasil (para ver as outras 4, dá uma olhada nesse post).

 

Marselan – A Uva

marselan uva weber vinhobasico
Marselan da Vinícola Weber, Crissiumal-RS.

Foto cedida pela Vinícola Weber.

Marselan é um cruzamento entre as uvas Cabernet Sauvignon e Grenache obtido por Paul Truel em 1961, em Montpellier, sul da França. O objetivo do cruzamento era obter uma uva com mais produtividade. O resultado foi uma uva de cachos grandes e pequenas bagas. Acabou sendo deixada de lado por não apresentar o rendimento esperado. Em 1990 foi inserida no registro oficial de variedades. O nome vem de Marseillan, uma comuna localizada na costa do Mediterrâneo, França.

Outros nomes: INRA 1810-68

 

Os Vinhos

Características dos vinhos:

  • Cores intensas
  • Bastante aromáticos: frutas negras
  • Corpo Médio
  • Potencial para Envelhecer

 

No Mundo

A primeira videira foi plantada em Penedès, na Espanha. Na França é plantada principalmente no Languedoc e no Sul do Rhône. Fora da França há Marselan na Califórnia (Estados Unidos), Argentina, Uruguai e Brasil. A China também resolveu apostar e há vinhedos próximo à Grande Muralha.

 

No Brasil

Aqui no Brasil a Marselan tem encontrado bom espaço e produzido excelentes vinhos. Alguns exemplos de bons vinhos que já experimentei com essa uva:

Outros produtores brasileiros também estão apostando nessa uva. Em breve faço um post com algumas sugestões de vinhos.

Para ver os vinhos que eu bebo, me acompanha lá pelo Instagram! @vinhobasico