Sim! Ele! O mais renegado de todos: O Vinho Suave!

Esse é um dos assuntos mais polêmicos no mundo dos vinhos. Um dos termos mais odiados para os que se consideram experts (e até para alguns que SÃO).

Eu preciso falar sobre o Vinho Suave porque é um assunto que merece ser discutido e colocado em pauta, gostando ou não gostando.

vinho suave 1 vinhobasico

O que é o Vinho Suave?

De acordo com a legislação brasileira, o vinho suave (ou doce) possui quantidade superior a 25g e até 80g de glicose por litro (enquanto o vinho seco possui no máximo 4g por litro)

 

vinho suave 2 acucar vinhobasico

Ou seja, o termo “suave” diz respeito ao TEOR DE AÇÚCAR e não ao TIPO DE UVA utilizado. Muita gente confunde vinho de mesa com vinho suave. Isso é um erro conceitual, mas é muito comum essa confusão porque a maioria dos vinhos suaves são feitos com uvas americanas. Já falei nesse post sobre o vinho de mesa (classe dos vinhos) e nesse post sobre vinho suave (teor de açúcar nos vinhos).

 

Por que existe Vinho Suave?

Pelo mesmo motivo que é comum colocar açúcar no café: para agradar o paladar de quem não consegue ou não gosta de beber sem açúcar. Gosto pessoal de cada um!

Tem muita gente que só bebe café com açúcar e ninguém é condenado por isso. Com o vinho deveria ser assim também.

 

Por que o Vinho Suave é tão criticado?

Há um certo preconceito, sim! Antigamente (MUITO antigamente) os vinhos não eram tão bons como são hoje, era comum a adição de mel e especiarias para conseguir bebe-lo. Isso porque o açúcar ajuda a mascarar alguns gostos ruins e deixar a bebida mais aceitável.

No entanto, hoje há bons vinhos tanto seco quanto suave. Na maioria dos casos, o açúcar é adicionado para agradar ao paladar e não para mascarar uma bebida ruim.

 

Vinho Suave é ruim?

“Ruim” é um adjetivo. Pra saber se é ruim tem que beber e não gostar. Se VOCÊ gosta, então ele é bom pra VOCÊ.

 

É “feio” tomar Vinho Suave?

Como assim “feio”? Vou dizer o que EU acho feio:

  • Feio é alguém olhar torto pra sua taça (ou copo) enquanto você bebe o que gosta.
  • Feio é ser mal educado com as pessoas e se sentir superior porque toma vinho seco (qual é a superioridade nisso?)
  • Feio é aceitar um convite para beber vinho e fazer cara feia quando o vinho servido for suave dizendo “eu não tomo vinho suave”

 

Existe vinho suave bom?

Se quiser uma dica para escolher vinhos suaves, procure no rótulo por Vinhos Finos.

Sim! Existe vinho Fino e Suave (lembra que comentei no início do post que as pessoas confundem vinho de mesa com vinho suave? Pois é!). 

Os vinhos finos são feito com uvas nobres, vitis vinifera: Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat, Moscato, entre várias outras.

 

E os Espumantes?

Tem espumante também para quem gosta de vinhos mais docinhos. Os moscatéis são ótimos!

No caso dos espumantes, o termo usado é “Doce” e não “Suave”

 

Pra concluir…

Vamos ser legais com as pessoas? Vamos beber o que gostamos e deixar que as pessoas bebam o que gostam. O vinho suave e o espumante doce são a porta de entrada para conhecer e consumir os vinhos secos. Vamos respeitar o gosto de cada um.

Ah! E sobre “ser legal com quem gosta de vinho suave”, vale também respeitar quem gosta de vinho seco. Se você chegar em algum lugar e estiverem bebendo vinho seco, não chegue falando “que vinho ruim! vou colocar açúcar!”, porque a boa educação vale para todos, independente da quantidade de açúcar na taça!

 

COMENTA aqui embaixo qual vinho suave você já provou! Vou fazer um post em breve com algumas opções nacionais.