Já jogou vinho fora porque não bebeu tudo e ele estragou? Sabe quando você desiste de abrir uma garrafa de vinho porque não vai beber tudo e não quer que estrague o que sobrou? Um acessório pode ser um bom aliado: a Bomba de Vácuo!

bomba de vácuo para vinhos vinhobasico

 

Pra que serve uma Bomba de Vácuo?

Ao abrir uma garrafa, o vinho entra em contato com o oxigênio presente no ar e inicia uma transformação química chamada “oxidação”. O oxigênio em excesso estraga o vinho.

A bomba de vácuo serve para fazer um vácuo dentro da garrafa, tirando o ar. Consequentemente, o oxigênio sai da garrafa fazendo com que o vinho dure mais tempo.

.

Como usar uma Bomba de Vácuo para vinhos?

A bomba de vácuo sozinha não funciona, é necessário ter também a rolha específica para tampar a garrafa. Essas rolhas costumam vir no kit com a bomba de vácuo, mas também podem ser compradas separadamente. As rolhas para bomba de vácuo são essas tampinhas de borracha, como mostradas na foto.

 

Como usar bomba de vácuo para vinhos vinhobasico

  1. Coloque a rolha como se fosse fechar a garrafa;

  2. Encaixe a bomba de vácuo na rolha;

  3. Faça movimentos puxando para cima e para baixo a parte móvel da bomba até ouvir um click. Mantenha sempre a bomba de vácuo bem encaixada na rolha;

  4. Pronto! O vácuo está feito e seu vinho ficará conservado por mais tempo.

 

Quanto tempo dura uma garrafa aberta usando a Bomba de Vácuo?

.

É importante lembrar que, mesmo usando a bomba, o vinho já teve o contato com o oxigênio no momento que a garrafa foi aberta, portanto nunca mais vai se comportar como um vinho que nunca foi aberto.

Existem vários fatores que podem fazer variar esse tempo:

.

Cor do vinho

Vinhos brancos oxidam mais rápidos que os tintos;

.

Quantas vezes o vinho foi aberto

Se você resolver beber uma taça por dia, aproximadamente 150ml, você deverá abrir a garrafa pelo menos 5 vezes. Todas as vezes que você abrir a garrafa, o vinho entrará em contato com o oxigênio. Além disso, haverá uma maior exposição ao oxigênio no momento em que for servido.

.

Estilo do vinho

Vinhos mais jovens podem suportar melhor à oxidação que os vinhos mais antigos (é uma POSSIBILIDADE e não uma CERTEZA). Vinhos com muito conservante também tendem a durar mais. Vinhos orgânicos, sem as químicas protetoras, também estão mais sujeitos à oxidação.

.

Uvas

Algumas uvas, por si só, já são mais delicadas e sofrem mais com a ação do oxigênio, por exemplo a Pinot Noir. Uvas como a Tannat e a Cabernet Sauvignon, são mais resistentes e podem produzir vinhos mais resistentes também

.

.

Não dá pra saber exatamente quanto tempo um vinho vai durar, não dá pra ter certeza nenhuma. Um Pinot Noir com muito conservante, pode durar mais que um Tannat orgânico, por exemplo (pode, mas sem garantias). Não existe um cálculo ou uma tabela para seguir.

.

Vou deixar aqui algumas sugestões de duração de vinhos depois de abertos utilizando a bomba de vácuo, lembrando que pode durar mais ou menos, dependendo do vinho:

  • Vinhos brancos leves: 2 dias
  • Vinhos brancos encorpados: 3 dias
  • Vinhos tintos leves: 2 dias
  • Vinhos tintos de médio corpo ou encorpados: até 5 dias.
  • Vinhos de guarda: Evite ao máximo, mas se for impossível beber toda a garrafa, consuma o restante no dia seguinte.
  • Espumantes: Abriu, bebeu! Usar a bomba de vácuo no espumante pode até prevenir a oxidação, mas no dia seguinte você vai ter que aceitar um vinho branco, porque a perlage vai ter ido praticamente toda embora.

.

Essas durações NÃO podem ser consideradas como uma tabela exata a ser seguida, é apenas uma orientação. Já abri vinho branco que durou 12 dias e vinhos tintos que duraram 16 dias depois de abertos. Já abri vinho tinto mais encorpado que em 3 dias já estava meio passado.

.

Vale a pena investir em uma Bomba de Vácuo?

Uma bomba de vácuo manual custa a partir de R$40,00 (o preço varia de acordo com a marca, modelo, kit), mas, depois do saca-rolhas, é o melhor acessório para quem toma vinhos. Pra mim, valeu muito o investimento, parei de jogar vinho fora.

.

Lembre-se que o vinho é uma bebida viva, cada um tem seu prazo. Depois de aberto, nunca mais vai voltar ao seu estado anterior, o oxigênio não brinca! Experimente, faça testes em diferentes tipos de vinho e perceba como o vinho se comportou. Se achar necessário, tenha um local para anotar essas informações.

.

Pra quem gosta de beber uma tacinha por dia, as bag in box podem ser ótimas aliadas. O vinho pode durar meses. TEM POST COMPLETO sobre Bag in Box AQUI