No ano passado me mudei para a Serra Gaúcha, e descobri várias vinícolas que dificilmente teria conhecido se não tivesse morado lá. Eu nem imaginava que era possível comprar vinho direto das vinícolas.

Muitas pessoas só têm acesso a vinhos nacionais “diferentes” quando vão conhecer a região. Depois vão embora e nunca mais encontram os vinhos que gostaram. Visitei algumas vinícolas e eles me disseram que entregam para todo o Brasil.

 

#1 Quinta Don Bonifácio

espumantes2-quintadonbonifacio-vinhobasico

Já falei aqui sobre o premiado habitat Syrah 2017, do 5a. Cabernet Sauvignon e vários outros rótulos no Instagram. Para comprar, basta enviar um email ou pedir pelo Whatsapp. Eu sempre peço pelo Whatsapp.

 

#2 Vinhos Viapiana

viapiana-green-vinhobasico

A Viapiana tem vinhos premiados e de alta qualidade, mas não é fácil encontrar em todas as lojas e supermercados. Recomendo muito os vinhos e se quiser prová-los, compre logo, porque são poucas garrafas por lote. Recomendo o Expressões Marselan e o Viapiana Green.

Para comprar pela internet, faça parte do Clube do Vinho Viapiana. É gratuito e ainda dá direito a alguns descontos na compra de vinhos. Além disso, quem faz parte do clube fica sabendo dos lançamentos antes de todo mundo.

 

#3 Vinícola Fabian

malbec-2013-fabian-vinhobasico

Conheci a Vinícola Fabian no ano passado e me encantei pelo cuidado e pela paixão do enólogo. A Fabian produz um dos poucos vinhos brasileiros com a uva carménère, não conheço o carménère ainda, mas acho que vale a experiência e tenho certeza que se trata de um bom vinho. Experimentei o Merlot da linha Intuição (R$25,00) que faz muito vinho caro passar vergonha. Recomendo também o Malbec (foto) e o Rosé, também da linha Intuição.

 

#4 Vinícola Weber

orion-weber-vinhobasico

A Vinícola Weber é a minha nova descoberta. Recomendo o Órion – Espumante Rosé de Malbec. O preço é muito bom e todos os meses tem promoção de um kit de vinhos pré-selecionados pela vinícola.

 

Informações Gerais para comprar vinho direto das vinícolas

Quantidade, frete, condições de pagamento são definidos pelas vinícolas.

A maioria das vinícolas não possuem e-commerce, então o contato é feito por e-mail ou pelo whatsapp.

O preço do frete para entrega de vinhos não costuma ser muito barato. Minha dica é reunir os amigos para tentar chegar na quantidade mínima para frete grátis (algumas vinícolas têm) ou mesmo dividir o valor do frete entre os amigos pra não ficar muito caro para uma pessoa só. 

Agora, morando em São Paulo, tenho feito algumas compras direto com a vinícola, porque, em alguns casos é mais barato e posso conhecer vinhos diferentes, que muitas vezes não encontro em lojas e supermercados aqui em São Paulo. 

 

E você, compra ou já comprou direto da vinícola? De qual? Coloca aqui nos comentários!