Finca Los Nobles Chardonnay 2012

Finca Los Nobles Chardonnay é um vinho branco produzido pela renomada vinícola Luigi Bosca.

los nobles chardonnay 1 vinhobasicolos nobles chardonnay 2 vinhobasico

Informações do Vinho

Nome

Finca Los Nobles

Uva

Chardonnay 

Vinícola

Luigi Bosca

 Tipo

Branco Fino Seco 

País

Argentina

Teor alc.

14,3%

Região

 Luján de Cuyo, Mendoza

Fechamento

Rolha de Cortiça

Ano

2012

 Madeira

50% em barricas de carvalho francês de 1° uso por 8 meses.

 

Análise Sensorial

análise sensorial Finca Los Nobles Chardonnay

O que eu achei do vinho

O Finca Los Nobles Chardonnay foi o rótulo que me abriu a mente para os vinhos brancos. Quando comecei a beber vinho, ficava sempre nos tintos, pois achava que vinho branco lembrava suco de uva, mas isso é pura falta de conhecimento.

O Los Nobles Chardonnay é um vinho com corpo, teor alcoólico alto, mas muito elegante e equilibrado. A madeira fica evidente pelos aromas de baunilha e pão assado. O aroma do pão assado me lembrou o pretzel do shopping (sabe?), com aquele cheiro de manteiga e açúcar. O aroma amanteigado é devido à fermentação malolática.

Com certeza está entre os melhores vinhos brancos que já tomei. Já adianto que o preço do vinho não anima muito, mas sou obrigada a dizer que vale cada centavo.

 

Dicas de Harmonização

Por ser um vinho bastante aromático, sugiro um prato aromático também. Além disso, é um vinho com mais “corpo” e pede uma comida mais encorpada.

Aproveite para acompanhar pratos com ervas, como sálvia e alecrim: Nhoque na manteiga com sálvia, por exemplo. Massas e risotos a base de creme de leite ou cream cheese também podem ficar muito bons. Se quiser uma carne, sugiro uma carne bovina magra, como um filé mignon com manteiga de ervas ou um frango mais suculento, como coxa ou sobrecoxa.

Mesmo sendo um vinho branco, evite peixes leves e culinária japonesa a base de peixes crus. O vinho é encorpado e aromático para esses pratos. Se quiser um peixe, sugiro um salmão, atum ou anchova, pois são mais pesados. 

 

Quanto?

Encontrei a safra 2015 por R$189,00, mas para quem quiser conhecer o estilo do vinho, há opções nacionais com preços mais acessíveis (vou fazer um post em breve com opções nacionais).

 

Onde?

Safra 2015: Decanter

 

Saiba mais sobre a uva Chardonnay

 

Este produto foi adquirido pela autora do post.