O serviço de assinatura de vinhos está cada vez mais popular no Brasil. A empresa que popularizou essa forma de conhecer vinho, com certeza foi a Wine, e desde então, muitas empresas vêm oferecendo esse tipo de serviço, cada uma do seu jeito, estilo e preço. Mesmo com a oferta de assinaturas, muita gente ainda fica na dúvida se vale ou não a pena fazer assinatura de vinhos.

 

Como funciona o serviço de Assinatura de Vinhos?

O serviço de assinatura de vinhos funciona da seguinte forma:

  • O cliente seleciona a empresa e o tipo de assinatura
  • O cliente paga um valor mensal pelo serviço 
  • A empresa recebe o valor e envia os rótulos do mês para o cliente

assinatura de vinhos vinhobasico

É assim, bem simples! Além disso, o cliente sempre fica sabendo quais são os rótulos do mês seguinte e pode cancelar, se não quiser. Não tem fidelidade na maioria dos planos!

Enumerei algumas vantagens e desvantagens desse tipo de serviço para você ver se vale a pena fazer uma assinatura de vinhos.

 

Vantagens de uma Assinatura de Vinhos

 

A empresa escolhe os rótulos pra você

Você não precisa sair atrás de rótulos, passar horas pensando se leva, se vale a pena, se é bom. A empresa faz todo esse trabalho.

 

Rótulos diferentes

A empresa vai atrás de pequenos e grandes produtores do Brasil e do Mundo, buscando por rótulos menos conhecidos, que geralmente não são vendidos em lojas e supermercados, ou então são muito difíceis de serem encontrados por ter uma produção pequena ou venda apenas local.

 

Garantia de Qualidade

Não quer dizer que o vinho será de seu agrado, mas com certeza será um vinho de qualidade. Há sempre profissionais que provam o vinho antes de ir para o clube de assinantes. Isso ajuda para saber se há defeitos no vinho, se é um estilo interessante para os assinantes, 

 

Preço

Sim! O preço! Apesar de haver várias categorias de assinaturas, os preços costumam ser melhores do que se fossem comprado em uma loja daqui do Brasil. Além disso, o preço costuma ser fixo, salvo reajustes. Você pode fixar um orçamento mensal para os vinhos e não precisa ficar esperando promoções no supermercado ou nos sites. Outra vantagem é o frete, que costuma estar incluso no valor total, então o preço por garrafa fica mais interessante.

 

Cancelamento a qualquer momento

A maioria dos clubes de assinatura de vinhos permitem que o assinante cancele a assinatura antes de pagar e receber os vinhos do mês seguinte. Isso dá um pouco mais de segurança para assinante, que pode cancelar caso não goste de algum vinho apresentado.

 

Experiência

Em um clube de assinaturas, você descobre novos rótulos, estilos de vinhos, varia a escolha das uvas e acaba tomando vinhos de países e vinícolas que talvez nunca tenha ouvido falar. Isso é muito bom para variar e aumentar o repertório de vinhos.

 

Desvantagens de uma Assinatura de Vinhos

 

Não é você quem escolhe os vinhos

O que para alguns pode ser uma vantagem, para outros pode ser uma grande desvantagem. Se você gosta de escolher, ir atrás de novidades e não gosta que escolham seus vinhos, talvez a assinatura não não seja uma opção tão interessante.

 

É sempre uma surpresa

Como os rótulos geralmente são desconhecidos, você só vai descobrir se é um bom vinho quando abrir a garrafa. Provavelmente será um vinho sem defeitos, mas pode ser que não seja um vinho que agrade o paladar. Eu, particularmente, não me importo com isso, pois gosto de conhecer diferentes estilos, mas se você gosta de saber o que vai ter dentro da garrafa antes de abrir, talvez seja melhor evitar surpresas e continuar naquele mesmo “rótulo de sempre”.

 

Preço

Vai ser difícil de acontecer, mas você pode achar que por esse preço poderia ter comprado um rótulo melhor, mais gostoso. Pode achar que não valeu o investimento. Geralmente essa desvantagem do preço vem associada ao fato de não gostar do vinho. Já aconteceu comigo de não gostar de um determinado vinho da assinatura, na hora fiquei pensando que por aquele preço eu compraria um vinho melhor, mas foi apenas uma vez e entendo que faz parte da experiência.

 

Se você já é assinante, coloque aqui nos comentários de qual clube você participa para eu saber.

 

Se você ainda não é assinante ou quer mudar, vou fazer um post em breve com algumas opções de empresas e sites que possuem esse serviço de assinatura de vinhos. Assim, dá para comparar o que melhor se encaixa no seu gosto, estilo e, claro, bolso.