Quem me conhece sabe que adoro vinhos rosés, mas os rosés de Malbec são os meus preferidos.

Os rosés de Malbec são frescos, alguns são mais leves e outros mais potentes. Pra mim, é a porta de entrada para os rosés, porque depois que experimenta não quer mais sair.

 

Ah! E nada de achar que rosés são vinhos sem graça, “para mulher” (tem gente desinformada que ainda diz isso!!), para quem não sabe beber. Xô preconceito!

 

Fiz uma lista com 10 rosés varietais (só com malbec). A maioria são argentinos, local de maior produção da uva, mas separei um chileno e dois (ótimos) vinhos brasileiros também. (Já mostrei alguns deles no meu instagram @vinhobasico)

 

10 Roses de Malbec post vinhobasico

 

#1 Finca La Linda

Foi o primeiro rosé de Malbec que experimentei e depois disso não consegui mais viver sem rosés. La Linda é um rótulo da vinícola Luigi Bosca, que é sinônimo de qualidade.

 

#2 Susana Balbo Crios

Já falei dele aqui nesse post. Muita qualidade engarrafada.

 

#3 Punto Final

Esse rosé é quase um tinto, me surpreendi com a cor. 

 

#4 Salentein Portillo

Muito fresco e aromático. Bebi ele em um almoço, na ocasião comi camaõres.

 

#5 Alamos

A Alamos produz ótimos Malbecs, tanto tintos como rosés.

 

#6 Viu Manent

Esse rótulo é chileno e bem famoso, fácil de encontrar em supermercados. Quem souber de outros rosés de malbec chilenos, me conta aqui nos comentários.

 

#7 La Flor

Rótulo de muita qualidade. O Rosé ainda não provei, mas o tinto é ótimo.

 

#8 Emilia Nieto Senetiner

Se quiser um rótulo argentino com bom custo benefício, aposte nesse.

 

#9 Sinais Don Guerino

Sim! Temos Rosé de Malbec brasileiro. Esse rótulo tem um vinho um pouco mais leve que os argentinos e com coloração em rosa pálido, mas com muita qualidade. Ótimo para dias quentes. De todos os rosés de Malbec que mostrei, este tem o melhor preço. Achei por R$32,00 na Boccati.

 

#10 Espumante Rosé de Malbec Brut Don Guerino

Sim! Também temos Espumante E Malbec E Nacional. A Don Guerino sempre surpreende com os vinhos diferentes da maioria dos vinhos nacionais.

 

O que esperar de um Rosé de Malbec?

Em geral, os rosés de malbec possuem uma coloração de um rosa mais forte, um pink.

Os aromas tendem à frutas vermelhas FRESCAS (nem maduras, muito menos em compotas), como morango, framboesa e cereja. Sabe aquele cheiro de morango que acabou de ser cortado? É provável que você sinta esse cheiro quando colocar um rosé de malbec na taça.

Na boca são frescos, delicados, com acidez presente, mas sem incomodar.

 

Dicas de Harmonizações

Pra quem fica na dúvida do tipo de comida para acompanhar os rosés:

  • Culinária Japonesa a base de peixes crus: Sushi, sashimi…
  • Peixes de carne escura: Salmão, Atum, Anchova.
  • Pratos a base de Camarão, de preferência os mais “pesados”: Camarão na Moranga, risoto de camarão, estrogonofe de camarão, etc. Se o camarão for servido no azeite e ervas, um prato bem leve, o vinho branco seria mais adequado.
  • Prefere carnes? Sugiro pratos a base de carnes magras (estrogonofe, picadinho) ou carnes magras grelhadas (na manteiga, no azeite).

 

Lembrando que minhas dicas não são regras. Fique a vontade para descobrir o que te faz feliz! E me conte aqui nos comentários o que você gosta com os rosés.