Imagina um país quente em boa parte do ano, tem uma costa litorânea imensa, as bebida preferidas são caipirinha e cerveja bem gelada. Qual é o vinho preferido dos moradores desse país? Com essa descrição é muito fácil imaginar que seria um espumante ou um bom vinho branco, certo? Pois é, parece que seria uma boa opção, mas o vinho preferido desse país é o tinto, e esse país é o Brasil.

É possível perceber nas lojas, supermercados e cartas de vinhos a grande variedade de tintos e poucas opções de brancos e rosés.

O vinho tinto é uma preferência nacional (e eu também gosto dele), mas eu sinto que em algum momento o vinho branco sofreu algum tipo de injustiça e preconceito. Alguns dizem que vinhos brancos são para quem tem paladar infantil, ou para mulher, ou para quem não entende de vinho. Eu quase sempre sinto um ar superior quando alguém chega falando “eu só tomo vinho tinto” ou “vinho tinto é melhor que vinho branco”.

casa perini chardonnay vinhobasicocasas del toqui chardonnay vinhobasico

 

Podemos e devemos dar chances ao Vinho Branco, pois é um vinho elaborado com muito cuidado e muito difícil de enganar. Em geral o vinho branco é muito honesto.

 

Algumas razões para escolher o vinho branco

 

#1 Variedade

Tem vinho branco de todos os tipos: do espumante seco ao licoroso doce.

 

#2 Acidez

Uma característica bem marcante do vinho branco é a acidez. A acidez deixa o vinho mais vivo e mais refrescante.

 

#3 Dá pra beber sem acompanhamento

Sabe aquele dia que você não quer comer nada? Quer beber vinho igual bebe cerveja? O vinho branco está nessa categoria.

 

#4 São gastronômicos 

Se quiser começar e terminar o jantar só tomando vinho branco, com certeza você vai conseguir. Você pode começar com um espumante na entrada e terminar com um licoroso para acompanhar a sobremesa. Algo mais difícil de acontecer com um vinho tinto.

 

#5 São ótimos com a maioria dos queijos

O vinho branco com certeza vai acompanhar bem com a tábua de queijos, principalmente os queijos mais leves e macios (cabra, brie, camembert).

 

#6 Dá pra beber geladinho

São ótimos para um dia quente de verão. A ausência do tanino e a acidez elevada fazem do vinho branco uma bebida refrescante.

 

#7 Dá pra beber no inverno

Pra quem acha que vinho branco é só para dias quentes, está enganado. Há excelentes opções para adotar o vinho branco como queridinho no inverno. Tem post com dicas aqui.

 

Mas eu não gosto de vinho branco…

Se você já tomou algum vinho branco que não gostou, relaxa! Há uma infinidade ainda para experimentar. Eu garanto que você vai encontrar o vinho branco pra chamar de seu.

 

Gosta de vinhos mais leves? Existe um branco! Gosta de vinhos mais potentes? Tem um branco pra você. Com ou sem bolhas, doce ou seco, tem de tudo. Não tem desculpa!!

 

Não sabe por onde começar? Vou deixar algumas sugestões:

 

Vinho Fino e Seco

Quando falo de vinho branco, não estou falando de vinho com gosto de suco de uva, ok? Para começar, escolha vinhos secos e finos.

 

Chardonnay

A rainha das uvas brancas é responsável por brancos leves como o Chablis ou até mais estruturados, como os brancos da Borgonha e os amadeirados (Califórnia, Brasil). Tem Chardonnay pra todos os gostos! (Tem post sobre a Chardonnay aqui)

 

Torrontés

A uva branca da Argentina é muito perfumada e com notas cítricas.

 

Sauvignon Blanc

Muito fácil de encontrar, o Chile produz bastante e com ótimos preços, mas se quiser um Sauvignon Blanc de impressionar, aposte em algum rótulo da Nova Zelândia. Para saber mais sobre a Sauvignon Blanc, tem post aqui.

 

Gewurztraminer

É quase um perfume de tantos aromas que tem. Aqui no Brasil temos bons rótulos e se quiser uma sugestão, falei sobre o Paradoxo Salton aqui.

 

Alvarinho/Albariño

A Alvarinho é a uva responsável pelo famoso Vinho Verde português, mas também é plantada na Espanha, na região de Rias Baixas, onde é chamada de Albariño. Seus vinhos são frescos, leves, com acidez mais marcante e bastante aromático. Para quem não se recorda, é a uva do famoso vinho “Casal Garcia”, que tem em todo supermercado e um preço bastante acessível.

 

Brancos Portugueses

Os meus preferidos!! Recomendo os brancos do Alentejo. Tem um bom preço e são muito agradáveis.

 

Outras boas opções

  • Chenin Blanc (África do Sul)
  • Moscato Giallo (Brasil)
  • Riesling (Alemanha)
  • Pinot Gris (Estados Unidos)

 

Claro que vinho é uma questão de gosto, mas não vale a pena viver no mundo dos vinhos sem aproveitar os brancos.

 

Me conta aqui nos comentários qual é o seu vinho branco preferido!