O vinho Aurora Pequenas Partilhas Carmenère 2009 é um vinho nacional elaborado pela Cooperativa Aurora no Rio Grande do Sul.

aurora pequenas partilhas vinhobasico

 

Esta edição do Pequenas Partilhas foi uma produção bem modesta, 18.500 garrafas e foi o primeiro Carmenère brasileiro.

rotulo pequenas partilhas vinhobasico

 

Informações

Informações Pequenas Partilhas aurora carmenere 2009

 

Análise Sensorial

análise Pequenas Partilhas aurora carmenere 2009

Avaliação

Este vinho foi uma grande surpresa, revelou as características da Carmenère em um terroir brasileiro. A safra é de 2009, mas tomei ele em 2014, 2015 (@vinhobasico) e 2016, e todas as vezes estavam ótimos. Mesmo sendo um vinho que já está esgotado nas lojas (não consegui encontrar mais para vender), tive que deixar aqui as minhas considerações. A Aurora acertou em cheio e não ficou devendo para os Carmenères chilenos. Foram tiradas 18.500 garrafas e esta é a de número 014037. Ainda tenho mais uma guardada, mas acredito que não vai dar para esperar muito tempo… Não sei se aguenta mais um ano e não vou arriscar….rs. Espero que outras vinícolas tragam mais “carmenères”…

Para quem quiser conhecer, a Aurora possui a linha “Pequenas Partilhas”, mas nessa nova edição os vinhos são produzidos em outros países (exceto o Cabernet Franc que é produzido aqui no Brasil). Dessa nova edição já experimentei o Tannat: bastante frutado e encorpado. Gostei!

 

 

pequenas partilhas vinhobasico

 

Quanto? R$47,00 (em Janeiro de 2015)

Onde? Boccati (Esgotado, agora só tem a nova edição)

 

                             Nota Final

5-tinto

Já conheciam este vinho? Conhecem outro Carmenère nacional? Quem tiver dicas pode deixar nos comentários!!