Espumante, Fino, de Mesa, Tinto, Brut, Seco, Suave são informações que encontramos no rótulo, mas muitas vezes não sabemos o significado de cada uma. Essas informações descrevem a classificação do vinho, que pode ser: quanto à classe, à cor e ao teor de açúcar

 

Para não ficar um post muito longo, vou dividir o assunto em 3 partes:

 

Parte 1: Classe

Parte 2: Cor (leia aqui)

Parte 3: Teor de açúcar (leia aqui)

 

Classe

 

Os vinhos podem ser:

 

de Mesa

É o vinho com teor alcoólico de 8,6% a 14% e pode ser:

 

  • Vinho de Mesa de Viníferas: é o vinho elaborado a partir de uvas das variedades Vitis Viníferas.
  • Vinho de Mesa de Americanas: é o vinho elaborado com uvas do grupo das uvas Americanas e/ou híbridas, podendo também conter vinho de variedades Vitis Viníferas.

 

Leve  

É o vinho com teor alcoólico de 7% a 8,5% obtido exclusivamente da fermentação dos açúcares naturais da uva.

 

Fino   

É o vinho de teor alcoólico de 8,6% a 14%, elaborado mediante processos tecnológicos adequados que assegurem a otimização de suas características sensoriais e exclusivamente de variedades Vitis Vinífera do grupo Nobres. O vinho fino não precisa mencionar no rótulo a expressão “de mesa”.

 

Espumante  

É o vinho cujo anidrido carbônico provém exclusivamente de uma segunda fermentação alcoólica do vinho e com teor alcoólico de 10% a 13% com uma pressão mínima de 4,0 atmosferas a 20ºC. A segunda fermentação pode ocorrer diretamente na garrafa (método Champenoise, também conhecido como Tradicional ou Clássico) ou em grandes recipientes (método Charmat).

 

Frisante        

É o vinho com conteúdo alcoólico de 7% a 14% e uma pressão mínima de 1,1 a 2,0 atmosferas a 20ºC, natural ou gaseificado.

 

Gaseificado 

É o vinho resultante da introdução de anidrido carbônico puro por qualquer processo, devendo apresentar um conteúdo alcoólico de 7% a 14% e uma pressão mínima de 2,1 a 3,9 atmosferas a 20ºC.

 

Licoroso      

É o vinho com conteúdo alcoólico natural ou adquirido de 14% a 18% em volume, sendo permitido o uso de álcool etílico, mosto concentrado, caramelo, mistela simples, açúcar e caramelo de uva.

 

Composto 

São vinhos com conteúdo alcoólico de 14% a 20%, obtidos pela adição ao vinho de macerados ou concentrados de plantas amargas ou aromáticas, substâncias de origem animal ou mineral, álcool etílico, açúcar, caramelo e mistelas simples. Deverão conter um mínimo de 70% de vinho.

         .

E como saber qual vinho eu estou tomando? Essas informações devem estar escritas no rótulo!

  .

Os próximos posts, sobre COR e TEOR de AÇÚCAR, eu posto em breve!!